Tratamento da Infertilidade em Mulheres com Endometriose

 

A endometriose é uma doença caracterizada por implantes endometriais ectópicos em toda a pelve que pode afetar negativamente a fertilidade. Embora a endometriose possa prejudicar a reprodução, geralmente não impede completamente a gravidez. As taxas de fertilidade podem melhorar com tratamento cirúrgico e tecnologia de reprodução assistida.

Estima-se que a endometriose afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Das mulheres com endometriose, estima-se que 30 a 50 % tenham infertilidade e das mulheres que apresentam-se com infertilidade, estima-se que 25 a 50% também tenham endometriose.

Embora a endometriose seja conhecida por prejudicar a fertilidade, os mecanismos de infertilidade associados à endometriose são incertos e provavelmente dependem, em parte, do estágio da doença.

A infertilidade pode ser causada apenas por endometriose ou endometriose combinada com outros fatores. Para as mulheres que apresentam endometriose e infertilidade é indicado realizar  uma avaliação da infertilidade, em seguida, avalia-se a necessidade de realização de cirurgia ou eventualmente a indicação de  terapia de reprodução assistida.

Fonte: uptodate