Indicações e benefícios da Salpingectomia

A salpingectomia é uma cirurgia ginecológica que consiste na remoção de uma ou ambas as tubas uterinas. Dependendo do caso, pode ser realizada como medida terapêutica ou preventiva. Continue lendo para entender!

Quando a salpingectomia é indicada?

  1. Para prevenir câncer ginecológico, especialmente para mulheres com histórico familiar ou portadoras de mutações genéticas que aumentam o risco de câncer de ovário.
  2. Em casos de gravidez ectópica, quando o embrião se implanta nas tubas, comprometendo a saúde da mulher e inviabilizando a gestação.
  3. Quando há diagnóstico de doenças inflamatórias pélvicas grave, com infecções crônicas que causam danos irreversíveis às tubas uterinas.
  4. Para pacientes cujas tubas estão comprometidas por lesões endometrióticas que causam dor e infertilidade.
  5. Em casos específicos, como método contraceptivo definitivo ou parte de um tratamento para fertilização in vitro (FIV).

Impactos na saúde reprodutiva

Quando realizada de forma unilateral (apenas em uma tuba), a mulher pode manter sua fertilidade, desde que o outro lado esteja saudável. Em casos de remoção bilateral, gestações só serão possíveis por meio de técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

Benefícios da Salpingectomia

Os benefícios da salpingectomia dependem da razão pela qual a cirurgia é realizada. No caso de gravidez ectópica, a cirurgia salva a vida da mulher. Em casos de câncer, a remoção das tubas pode aumentar as chances de cura.

Como é realizada a cirurgia

A salpingectomia pode ser realizada por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou laparotomia (cirurgia aberta). A escolha do método dependerá da condição da paciente e da avaliação médica. A maioria das mulheres pode voltar às suas atividades normais em algumas semanas.

Se você tem dúvidas ou precisa de orientação sobre o procedimento, agende uma consulta e descubra a melhor abordagem para cuidar da sua saúde ginecológica.