Um olhar detalhado para as Malformações Uterinas
As malformações uterinas, ou anomalias Mullerianas congênitas, são alterações no útero que podem afetar a fertilidade, causar dores e outras complicações. Mas não se preocupe: a medicina avançou muito e hoje contamos com tratamentos eficazes, como a cirurgia robótica. Neste post explico tudo o que você precisa saber sobre as malformações uterinas.
O que são malformações uterinas?
São alterações no formato do útero que ocorrem durante o desenvolvimento fetal. Elas podem ser causadas por falhas na fusão dos ductos de Müller, estruturas que originam o útero e são dividas em quatro principais tipos:
- Útero didelfo: Presença de dois úteros separados.
- Útero bicorno: Útero em forma de coração, com uma concavidade na parte superior.
- Útero septado: Presença de uma parede dividindo o útero em duas cavidades.
- Útero arqueado: Útero com formato levemente arredondado na parte superior.
Sintomas:
Os sintomas variam de acordo com o defeito apresentado. Além disso, são frequentemente assintomáticas e podem não ser identificadas. No entanto, algumas pacientes podem apresentar:
- Dores pélvicas
- Cólicas menstruais intensas
- Abortos de repetição
- Dificuldade para engravidar
- Sangramento menstrual irregular
Diagnóstico e tratamento:
O diagnóstico das malformações uterinas é feito através de exames de imagem, como a ultrassonografia transvaginal, a histeroscopia e a ressonância magnética. O tratamento das malformações uterinas depende do tipo de malformação e dos sintomas da paciente. Em sua grande maioria, é realizada cirurgia (Histeroscopia) para restaurar a estrutura uterina e preservar a fertilidade.
A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva que oferece diversos benefícios para as pacientes, como:
- Maior precisão
- Menor perda de sangue e a pós-operatória
- Recuperação mais rápida
- Cicatrizes menores, quase imperceptíveis
As malformações uterinas podem afetar a qualidade de vida da mulher, mas com o tratamento adequado, é possível ter uma vida normal e realizar o sonho de ser mãe. E você? Suspeita que possa ter alguma malformação uterina? Sentiu algum dos sintomas mencionados? Agende uma consulta com a Dra. Andreia Jacobo e tire todas as suas dúvidas.