A adenomiose é uma doença benigna caracterizada pela invasão do tecido endometrial na camada muscular o que acarreta no aumento do volume uterino. A adenomiose pode ser:
– Localizada: caracterizada pela presença das glândulas e tecido endometrial em determinada região do útero.
– Difusa: caracterizada pela presença das glândulas e tecido por toda a extensão interna do útero.
CAUSAS
As causas da adenomiose ainda não são conhecidas, no entanto algumas teorias sugerem que pode ser uma doença de origem congênita, tratando-se de uma má-formação do útero durante a fase embrionária ou ainda teorias que afirmam que esta é uma doença adquirida durante a vida provocada normalmente por lesões do útero (incisão cirúrgica da cesariana).
SINTOMAS
Um terço das pacientes são assintomáticas. No entanto os sintomas mais comuns são:
Sangramento menstrual anormal, prolongado e com intervalos regulares;
Cólicas menstruais;
Sangramento fora do período menstrual;
Dor pélvica crônica;
E em alguns casos, infertilidade;
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico mais preciso só é feito a partir da análise microscópica do útero após a realização da histerectomia (retirada do útero). Alguns exames de imagem como histeroscopia, ultrassonografia e ressonância magnética podem ajudar a diagnosticar através da visualização de lesões características.
TRATAMENTO
O tratamento pode ser realizado com medicações hormonais, tratamento cirúrgicos ou a associação de ambos. Um dos fatores que pode influenciar na escolha do tratamento é o desejo de gestar da paciente.
adenomiose passo fundo dor pélvica passo fundo, andreia em passo fundo, medica, Passo Fundo RS, medica e adenomiose miomas uterinos passo fundo
medica em Passo Fundo, andreia passo fundo, dor pélvica passo fundo,