Infertilidade

A infertilidade é considerada a partir da ausência de gravidez em um período de 12 meses que um casal tenha relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos. Pode ser primária, quando a mulher nunca engravidou, ou secundária, quando já ocorreu gravidez anteriormente.

CAUSAS

As causas anatômicas de infertilidade são: obstrução das tubas uterinas; malformações uterinas congênitas; doenças uterinas (miomas, sinéquias, pólipos etc). São alterações que interferem na parte mecânica da fecundação.

A endometriose pode ser outra causa de infertilidade, porque altera a anatomia pélvica e prejudica a ovulação. Em alguns casos não se descobre a causa da infertilidade então, após uma investigação minuciosa, são classificados como “infertilidade sem causa aparente”, por não possuir um tratamento específico para tal caso técnicas de reprodução assistida são recomendadas.

TRATAMENTO 

Alguns casos de infertilidade podem ser tratados através de cirurgia para a retirada de miomas, pólipos, sinéquias, correção de septos uterinos, desobstrução das trompas uterinas e retirada de focos de endometriose.